Cada um de nós precisa se responsabilizar pelo nosso descarte. Diariamente produzimos resíduos, que são divididos em duas categorias : sólidos e orgânicos .

Os resíduos sólidos são todo o resto das atividades humanas ou não-humanas, que embora possam não apresentar utilidade para a atividade fim de onde foram gerados, podem virar insumos para outras atividades. Os resíduos orgânicos são  restos de alimentos e podas, agroindústria e frigorifico, lodos de estações de tratamento de esgotos, etc.

Resíduos orgânicos Del Barrett @delamanda

O resíduo orgânico é constituído basicamente por restos de animais e vegetais descartados de atividade humana. Podendo ter origem doméstica ou urbana, agrícola ou industrial, e de saneamento básico.

Resíduos sólidos
@poncho_nj

Resíduo sólido é todo material, objeto, substância,  ou bem descartado resultante de atividades humanas. Podendo ser encontrados em estado semissólido ou sólido, assim como gases contidos em recipientes e líquidos cujo conteúdo torne inviável o descarte em rede pública de esgoto.

@gary_at_unsplash

E para poder destinar de fora correta precisamos entender o que acontece quando esses resíduos são jogados no meio ambiente:

  • plástico demora mais de 100 anos
  • papel 3 a 6 meses
  • tecidos 6 meses a 1 ano
  • isopor 8 anos

Acesse a seção IMPACTE POSITIVAMENTE do Portal ECOERA onde você encontra instituições que nos ajudam a direcionar o nosso descarte da melhor forma possível.

Fontes: Lixo.com.br, Portal São Francisco