No dia 20 de novembro é celebrado o Dia Mundial da Criança. A ONU reconhece o dia por ser a data em que foi aprovada a Declaração Universal dos Direitos da Criança em 1959 e a Convenção dos Direitos da Criança em 1989. Todas as agências da ONU, e especialmente a Unicef, fazem um chamado pela ação e pelos direitos das crianças no mundo todo neste dia.

E aqui no Portal ECOERA aproveitamos o gancho para contar uma super iniciativa!

Michelle Obama lançou em outubro a Global Girl Alliance, uma inciativa global para dar suporte para a educação de meninas no mundo.

De acordo com a USAID, 98 milhões de garotas atualmente não frequentam a escola no mundo pelos mais diferentes motivos: gravidez precoce, falta de dinheiro, falta de suporte familiar entre outros tantos.

A ex primeira dama dos Estados Unidos lançou a iniciativa justamente no Dia Internacional da Meninas pela ONU, dia 11 de outubro, e o objetivo é criar uma rede que unirá apoiadores e investidores a comunidades e cidades onde há meninas fora da escola. O incentivo à elas se dá em forma de bolsas de estudos, programas de orientação e até ajuda financeira para estudar.

“Fizemos uma parceria coma plataforma GoFund/Me e vamos criar uma plataforma para que qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, possa dar apoio à educação de meninas de vários países”, diz Michelle. Atualmente, há possibilidade hoje de ajudar garotas que moram em Washington, Uganda, Malawi, Índia, Gana e Guatemala.

O lançamento foi com um video muito legal: