Toda a equipe do ECOERA já segue estes sete passos! Aproveite o feriado para se conectar com o planeta e deixar a sua pegada cada vez mais leve.

1) Garrafinha de alumínio! Você pode levar para todo lugar, não pesa, e dá para usar muitas e muitas vezes. As tampas de garrafas pet são os itens mais encontrados em mutirões de limpeza de praia, sabia?

 

2) Já falamos aqui no Portal que o canudo de plástico é nocivo ao meio ambiente, porque ele não é biodegradável e quase nunca vai para a reciclagem. Uma ótima solução é utilizar canudo de alumínio ou canudo de vidro. Leva na bolsa e assim que sua bebida chegar, é só sacar sua “arma”! Ele é lavável e inclusive vem com uma escovinha para poder limpar por dentro. Os talheres de bambu também estão ficando mais populares e é outro tipo de plástico descartável que pode ser trocado.

 

3) Sempre é bom reforçar: as sacolas plásticas, quando vão para os oceanos e rios, se enroscam nos animais, além de serem confundidos com comida por eles. Por isso, a ecobag para carregar suas compras no supermercado é uma alternativa ECOERA, e você ainda pode traduzir todo seu estilo através delas, já que vem em diferentes tamanhos e estampas.

 

4) Coloque na necessaire produtos de beleza que sejam cruelty free e sem microplástico! Esfoliantes e pastas de dentes de muitas marcas ainda contem este material em sua composição. Também troque já os cotonetes de haste de plástico pelos de haste de papelão. São fáceis de encontrar em farmácias e já tem preços convidativos. Em todos os mutirões de limpeza, os cotonetes são os mais encontrados.

 

5) Priorize produtos que tenham embalagens cartonadas ou recicláveis. Evite o isopor!

 

6) Recolha todo o material que levou!

 

7) Para ser mais legal ainda com o Planeta, faça um mini mutirão de limpeza de praia, represa, rio… Que tal recolher pelo menos 3 plásticos que encontrar? Fazer a nossa parte é também ajudar a limpar a nossa pegada ambiental no planeta.

 

 

Boa ecodiversão!

Algumas imagens sobre o Mutirão de Limpeza de Praia da Ecosurf, Postiv.a e Boomera na Praia de Guarau, Peruíbe, São Paulo.