Viviane Duarte é fundadora do Plano Feminino, plataforma de protagonismo da mulher.  Em 2015 teve sua grande sacada e criou o PLANO DE MENINA, para conectar meninas de comunidades de baixa renda a mentoras, que por meio de work shops, palestras e rodas de conversas, instruem essas meninas a como ocupar espaços na sociedade dos quais muitas vezes elas não tem acesso. Ouvindo e aprendendo com pessoas inspiradores, gerando oportunidade de serem donas de sua própria história para que  possam conquistar seus planos. O projeto  é um sucesso nacional e já ajudou a mudar a história de mais de 2 mil  meninas. Além disso possui uma plataforma  on-line possibilitando um maior alcance de impacto.

                          (Viviane Duarte emprendedora)

Viviane cedeu entrevista para o portal Ecoera confira.

P- Como surgiu a ideia de criar o plano de menina?

R – Foi totalmente baseado na minha história de vida, consegui rakear o sistema e sai da periferia. Consegui ocupar espaços importantes na sociedade e senti a necessidade de voltar as minhas origens e contar para outras meninas que apesar de ser duro e sofrido é possível ocupar os espaços que sonhamos.

P- Quais são as dificuldade de se empreender no Brasil ?

R – Sou formada em comunicação social e jornalismo, trabalhei em multinacionais e comecei a empreender em 2010 quando abri meu negócio que é pioneiro no Brasil. Para falar sobre diversidade na propaganda, o Plano Feminino. Empreender no Brasil é um desafio enorme principalmente em um negócio de nicho como o meu, temos impostos altíssimos, temos a questão de concorrência em um mercado que sempre inflaciona, então empreender é ter certeza do que você está fazendo, ter um propósito e inovar todos os dias. A inovação faz parte do meu trabalho, então estou  o tempo inteiro pensando em como sofisticar os meus produtos, como entregar melhores resultados, e assim conquistar mais clientes e fazer também com que meu propósito seja alcançado que é de mudar de alguma forma a narrativa da propaganda e promover mais diversidade  quebrando esteriótipos principalmente para mulher.

P- Dicas para mulheres que querem empreender ?

R- Acredite primeiro em quem vocês são, no potencial de vocês, trabalhem a auto estima, para fazer acontecer é um desafio mas é possível. Se planejem, tenham um plano de ação bem detalhado, seja racional, é muito importante não ficar apenas no sonho, mas ter uma racionalidade para que seu negócio performe bem. Se abater é normal as vezes ficamos um pouco abatidas por conte de coisas que acontecem que não estamos esperando. Mas é importante acreditar, fazer uma boa rede de negócios isso faz toda a diferença para seu negócio e boa administração financeira.

O   plano de menina está presente no momento em algumas regiões como , Capão Redondo, Grajaú, Brasilândia, Pirituba, Campo Limpo, Perus, Campinas, São José do Rio Preto, Curitiba e Comunidade da Marea no RJ. Neste ano estão ampliando a área de atuação e estarão indo para mais 10 estados brasileiros afim de  impactar 10 mil meninas.

 

Para fazer parte do programa ou saber mais informações envie e-mail para:  contato@planofeminino.com.br