Paulina Chamorro

O que é tratar de meio ambiente? O que são os temas socioambientais, transversais em quase tudo na nossa vida?

Como estão contempladas questões como alimentação e agrotóxicos, saneamento, aguas, oceanos, florestas ( Mata Atlântica e Amazonia), biomas (como o Cerrado) e mudanças climáticas nas eleições deste ano?

Estão na boca dxs candidatxs a presidente da republica, aos governos e no Congresso brasileiro?

Esta preocupação rodeia muitas ONGs importantes, parceiras aqui do Portal ECOERA, e nos preocupa muito também. E deveria te preocupar também.

Afinal, já falamos aqui: tudo está conectado. Uma crise climática pode trazer problemas de abastecimento de água nas cidades, afeta a agricultura que por sua vez afeta no mercado, que vai afetar o bolso de todos. Só para ficar em um exemplo.

Separamos as melhores análises  de ONGs e instituições sobre as propostas que deveriam estar na candidaturas a Câmara  e Senado (afinal é no legislativo que se costuram as principais leis que influenciam na nossa vida).

Vamos lá!

-Fundação SOS Mata Atlântica- Oceanos e Mata Atlântica

¨Uma análise realizada pela equipe de Políticas Públicas da Fundação SOS Mata Atlântica constatou que os programas – protocolados na Justiça Eleitoral – dos 13 candidatos à Presidência da República e dos quatro candidatos melhores colocados nas pesquisas ao Governo do Estado de São Paulo, praticamente ignoram a proteção da Mata Atlântica e do mar. Mesmo que não seja possível identificar excelência em nenhuma das plataformas políticas avaliadas – em termos ambientais –, a grande maioria dedicou maior ou menor espaço à temática ambiental, o que é positivo. Além disso, em uma pesquisa realizada com três mil eleitores – a partir de sua página no Instagram – a ONG verificou como os programas dos presidenciáveis atendem às demandas da sociedade.¨ diz a ONG. Assista o video  e leia o documento .

-Estreia podcast do Greenpeace Brasil –

Criado especialmente para iniciar no periodo das eleições, o As Árvores somos Nozes traz a cada 15 dias temas que deveriam ter sido abordados pelos candidatos. No episódio de estreia, uma geral sobre as piores propostas de governo, e como convidado o Guilherme Melles, da página Quebrando o Tabu. No segundo episodio, que sai no dia 5 de outubro, o tema é agrotóxicos e a bancada ruralista. Com entrevista com Bela Gil. A apresentação do podcast é minha <3

– E o clima?

O Observatorio do Clima também preparou u a analise sobre o tema. Com varias metas para alcançar e muitos acordos assinados pelo Brasil, como ficam estas questões. A excelente analise é da jornalista Andrea Vialli.

Leia aqui!

-E finalmente, chegamos a uma analise das propostas dos candidatos ao governo de São Paulo. Participou do estudo a nossa parceria, a Iniciativa Verde.

Veja o resultado aqui