A diversidade de animais em nosso país é imensa, a riqueza que a natureza nos oferece nos da o que precisamos e também mantém o mundo em equilíbrio. O Brasil é conhecido mundialmente pela floresta Amazônia onde habitam muitas espécies raras. Porem nossa biodiversidade vem sendo ameaçada há anos por conta do descuido humano e a ganância de alguns empresários.

A fauna brasileira possui milhares de espécies distribuídas por todo o país. Os biomas brasileiros são ricos em variedades de  animais. Na amazônia encontramos uma diversidade de peixes e mamíferos nos rios e lagos. Assim como jacarés, tartarugas, anfíbios, aves, aracnídeos e muito mais. Já na Caatinga, Cerrado e campos encontramos, raposas, seriemas, perdizes, lobo guará, codornas, entre outros.

Os seres humanos dependem da existência de algumas espécias para sobreviver, é o caso das abelhas. A vida delas é essencial para manter o equilíbrio do ecossistema, a polinização das frutas, legumes, verduras e grãos é indispensável pois é através dela que cerca de 80% das plantas se reproduzem.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), as maiores causas para o desaparecimento de algumas espécies são a poluição e caça predatória, desmatamento, queimadas, construção de hidrelétricas e o tráfico de animais. Ainda de acordo com estudos, o Brasil lidera o ranking com maior número de aves em extinção perdendo apenas para a Indonésia. Espécies como Araruja, Arara Azul, Ariranha, Baleia-franco-do-sul, Cervo-do-pantanal, Lobo-Guará, Gato-Macarajá, Macaco- Aranha, Tamanduá-Bandeira e Mico-Leão-Dourado, correm sérios riscos de extinção.

 

Várias dessas espécies já foram extintas ou correm o risco de desaparecer nos próximos anos. Preservar a fauna e a flora e repensar atitudes para impactar positivamente a vida dos animais é um dever de todos nesta Ecoera da sustentabilidade.