O Orgulho Gay, ou LGBT, é o conceito que define que todos os gays, lésbicas, bissexuais e transexuais devem ter orgulho da sua orientação sexual ou identidade de gênero, seja ela qual for.

Formando cerca de 10% da nossa população a comunidade LGBTQ+, atualmente possui mais de 20 milhões de pessoas entre elas, gays, lésbias e bissexuais.A primeira parada gay aconteceu nos EUA, nos anos 70, quando um grupo de pessoas foi as ruas em busca de direitos civis igualitários para a comunidade homossexual. A cidade de  São Paulo possui a maior parada gay do mundo, com 5 milhões de participantes em média por edição. Ficando na frente de grandes metrópoles como  São Frascisco, Tokyo e Sidney.

O Brasil é campeão em violência homossexual no mundo, segundo dados, a cada 28 horas uma pessoa homossexual, gay, lésbica ou transexual é morta de forma violenta. Esta realidade precisa mudar com urgência, o governo precisa criar ações afirmativas que protejam este grupo marginalizado por grande parte da sociedade.

Dia 25 de março é celebrado o dia nacional do orgulho gay. A data é um momento de comemoração para a comunidade e de reflexão para a população. Devemos respeitar a diversidade e trabalhar para que a inclusão ocorra e que todos tenhamos oportunidades e direitos iguais na sociedade. A empatia e o respeito devem prevalecer nesta Ecoera de amor e prosperidade.