As florestas são um dos principais biomas que existem no planeta, além de trazerem benefícios ecológicos  e socioeconômicos. Oferecem também matéria prima para a fabricação de diversos bens de consumo.  A riqueza da biodiversidade existente neste ecossistema é incalculável. Cerca de 61,5% de todo território nacional é coberto por florestas, no mundo este número é de 31%, de acordo com a Organização Mundial das Nações Unidas (ONU).

O desmatamento e a exploração  ilegal vem destruindo florestas mundo a fora e principalmente no Brasil. Um dos maiores problemas ambientais do mundo é a devastação da  floresta Amazônia. Causando a extinção de espécies de animais e vegetais que trazem danos irreparáveis para o ecossistema. Com o desmatamento, ocorrem mudanças   climáticas na região, e a diminuição das chuvas. Ocorre também a liberação de aproximadamente  200 milhões de toneladas de carbono por ano.

                      .

A região Amazônica possui 20% da água doce de todo nosso planeta e contém mais da metade da biodiversidade do mundo, segundo o IPAM ( Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia). Existem cerca de 460.000 índios no brasil e apenas 12,41% das terras do país são delimitadas aos índios que dependem da floresta para manter seu estilo de  vida e cultura.

 

Confira abaixo uma lista de matérias referentes a Amazônia e sua infinita biodiversidade:

  • – Projeto Kaapu de Valorização da Comunidade Indígena.

 

 

 

 

O dia foi criado para estimular na população a conscientização da importância deste bioma para o planeta. É preciso que haja um consumo consciente dos recursos naturais que não são infinitos. Devemos proteger nossa biodiversidade. Temos apenas este planeta para viver, como você está cuidando dele ?

Fonte: Brasil Escola