A Levi Strauss & Co está implementando um plano para ser mais sustentável e diminuir o tempo de produção com novas técnicas, que reduzem a quantidade de água necessária para produzir as famosas calças jeans e consomem menos produtos químicos.

A marca decidiu substituir técnicas manuais por outras mais automatizadas e menos poluentes. O plano, intitulado Project F.L.X. (Future Led Execution), vai eliminar milhares de produtos químicos da sua cadeia de produção, que atualmente são usados para dar aquele aspecto gasto aos jeans Levi’s. No lugar, um equipamento de laser que vai reduzir o tempo para fabricar as peças – de dois ou três pares por hora para uma peça cada 90 segundos, seguido de um último ciclo de lavagem.

Esta ação faz parte das metas que a empresa se impôs a cumprir até 2020, para se tornar mais limpa e ambientalmente responsável. O Project F.L.X. pretende também reduzir o desperdício têxtil, produzindo de acordo com a necessidade do mercado, evitando excesso e o diminuindo o gasto de água no processo. A Levi’s já demonstrou que consegue usar quase 100% de água reciclada nas últimas fases de produção e está explorando a capacidade de fazer isso de forma mais abrangente futuramente.

Outra implementação é o uso de uma plataforma digital, para que as decisões finais sobre os produtos sejam tomadas de forma mais próxima do consumidor. Uma nova ferramenta irá permitir aos designers a criação digital de peças, reduzindo fases de design e desenvolvimento para metade do tempo.