Para se tornar um consumidor consciente, não é preciso muito esforço. Mas se você ainda não sabe por onde começar, listei aqui 5 passos para se tornar um consumidor consciente. Vamos a eles?


#1
Primeiro de tudo pergunte se realmente você precisa daquele produto. Aproveite para organizar seu guarda roupa. Veja se a peça que deseja comprar pode ser coordenada com outras que você já tem.

#2
Sempre experimente a peça antes de adquirir. Assim, não leva para casa uma roupa que não lhe cai bem e que vai ficar parada sem uso.

#3
Pesquise, seja curioso e busque o máximo possível de informações sobre a marca que fabricou a peça que está levando. Faça sempre as seguintes perguntas antes de finalizar uma compra: quem, como e onde foi feita a peça que vou vestir. Promova marcas que são transparentes, valorizam seus colaboradores e usam matérias primas mais limpas e de menor impacto ambiental.

#4
Pense a longo prazo e prefira peças de qualidade, que possam durar muito tempo. O barato sai caro. Desconfie quando o preço é muito baixo, pois o material provavelmente também é de baixíssima qualidade e a mão de obra não foi paga de forma justa.

#5
Leia etiqueta e promova o feito no Brasil. Quando compramos peças nacionais, estamos fomentando a economia local e valorizando a nossa cultura.

Viu como é simples? Vamos todos juntos promover o consumo responsável!