O mês de março é o mês da água. E aqui no Portal ECOERA, vamos compartilhar diversas informações sobre o tema, sua importância, além de atitudes e ações para preservar esse elemento.

Por que Março? Porque a ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu no dia 22 de março de 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Eco-92), o Dia Mundial da Água. A criação desta data veio da importância da água para a nossa sobrevivência e da necessidade urgente de manter esse recurso disponível. Desde então, este mês é dedicado à discussão sobre esse tema.

A água é um recurso essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos. E não apenas para o nosso corpo funcionar, mas para produzir o que comemos e o que vestimos.

Segundo dados da ONU, atualmente, 1,8 bilhão de pessoas consomem água de fontes que não são protegidas contra a contaminação por fezes humanas. Mais de 80% das águas residuais geradas por atividades do homem — incluindo o esgoto caseiro — são despejadas no meio ambiente sem ser tratadas ou reutilizadas. Até 2050, a população global terá aumentado em 2 bilhões de indivíduos, e a demanda por água poderá crescer até 30%.

Com as transformações do clima e a manutenção de padrões insustentáveis de produção, a poluição e a desigualdade na distribuição vão se agravar, assim como os desastres associados à gestão da água.

Então, para saber mais sobre o assunto, conhecer soluções e práticas em defesa da água, acompanhe aqui no Portal ECOERA nossos conteúdos especiais para o Mês da Água. E compartilhe também, marcando a gente nas redes e usando a hashtag #mesdaaguaECOERA