No último dia 08/09, sábado, a organização holandesa Ocean Cleanup, lançou o primeiro sistema de limpeza oceânica do mundo em São Francisco, Califórnia. A organização, sem fins lucrativos, desenvolve tecnologias avançadas para livrar os oceanos de plástico,

O sistema de limpeza é o System 001, e está a caminho de um teste de duas semanas, em um local de 240 milhas náuticas no mar antes de continuar sua jornada em direção à Great Pacific Garbage Patch, a 1.200 milhas náuticas, para iniciar a limpeza.

Assista ao vídeo que explica os desafios do System 001:

O sistema de limpeza é uma barreira flutuante em forma de U, com 600 metros de comprimento e uma saia de três metros. O sistema é projetado para ser impulsionado pelo vento e pelas ondas, permitindo que ele capture e concentre os detritos de plástico na frente dele. Assim, os detritos são canalizados para o centro do sistema.

O sistema será implantado na Great Pacific Garbage Patch, a maior zona de acumulação de plásticos oceânicos do mundo. Localizado entre o Havaí e a Califórnia, o local contém 1,8 trilhão de peças de plástico e cobre uma área duas vezes maior que o Texas.

De acordo com a Ocean Cleanup, os primeiros plásticos serão coletados e devolvidos à terra dentro de 6 meses após a implantação. Esta será a primeira vez que o plástico flutuante será coletado com eficácia no mar. Depois de devolver o plástico à terra, a Ocean Cleanup planeja reciclar o material em produtos e usar os recursos para ajudar a financiar as operações de limpeza.