Uma brincadeira saudável e sem limites para todas as crianças: colorir, divertir e criar boas memórias com recursos que vêm da natureza. Esse é a ideia da Mancha Orgânica, startup estabelecida na Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ. O objetivo da marca é criar produtos derivados de pigmentos e corantes vegetais, contribuindo assim com a descontaminação de setores industriais, como o de produtos infantis, cosméticos e embalagens.

Em parceria com a Araucária+ (iniciativa criada a partir da parceria da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e da Fundação CERTI) a Mancha buscou uma nova cor, que retrata a natureza: o verde erva-mate, com cor de jardim de Mata Atlântica, de Floresta de Araucárias. Outros pigmentos vegetais também estão na paleta de cores, à base de cacau, açafrão e urucum.

Segundo Amon Costa, sócio da Mancha, cada potinho de tinta traz uma história. “Estamos há sete anos aprimorando a formulação da tinta. A tinta de erva-mate é a primeira a ser estruturada dentro de uma cadeia de beneficiamento e manejo responsável. Assim, neste trabalho, carregamos um processo inteiro de vida, preservação e sustentabilidade e, por meio dele, conseguimos mostrar valores presentes na marca da empresa”, comenta.

A tinta está à venda nos sites www.bemglo.com e instagram.com/manchaorganica