A Breton, marca referência em mobiliário, compartilha seu nova jornada com ações focadas na sustentabilidade, questões sociais e ambientais: o EcoBreton.

O movimento, que nasce em parceria com o Portal ECOERA e a ONG Iniciativa Verde, está pautada em um novo propósito, que procura exercer suas atividades promovendo o desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente.

Utilizando o design como ferramenta de mudança, o EcoBreton envolve uma série de ações sustentáveis, como o Desafio Mobiliza Breton, que dá oportunidade para o desenvolvimento de um novo negócio pensado no reuso das sobras dos materiais reciclados pela empresa; o selo Carbon Free, aplicado na revista Breton, que compensa o carbono da produção das revistas com o plantio de árvores na mata atlântica; e a campanha “Meu M² Breton”, em parceria com a ONG Iniciativa Verde, que irá recuperar 1m² de florestas da Mata Atlântica a cada pedido fechado nas lojas e no site, a partir de setembro.

Meu M² Breton

A iniciativa prevê a recuperação do solo e o plantio de mudas nativas da Mata Atlântica em uma área da região da Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais. O objetivo é plantar 1 muda (árvore) a cada 6m². Esse plantio é sempre feito pela ONG Iniciativa Verde na temporada de chuvas. O processo será realizado em duas etapas: sendo a primeira em novembro 2018 e a segunda em novembro 2019. No próximo mês de novembro será feita uma viagem ao interior de São Paulo, onde a ONG Iniciativa Verde irá iniciar a recuperação do solo e o plantio e a Breton, parceira na causa, estará presente.

Novo visual na loja 

Para entrar no clima EcoBreton, a principal loja da marca (na Alameda Gabriel Monteiro da Silva), recebe a partir de segunda-feira, 27 de agosto, uma instalação que ilustra a iniciativa, com uma vitrine interativa inspirada nas florestas brasileiras. O projeto promove uma experiência sensorial com os visitantes, com paisagismo assinado por Roberto Riscala, instalação de azulejos assinada pelo artista plástico francês Pascal Ruesch, além de intervenção tecnólogica, sonorização e aromas que remetem aos sons e cheiros da mata.

DW! – Design Weekend

O lançamento oficial do movimento EcoBreton será na 7ª edição do DW! Design Weekend – maior festival urbano de design da América Latina, que acontece de 29 de agosto a 02 de setembro, em São Paulo. Nessa ocasião, a campanha “Meu M² Breton” também será apresentada ao público.