E cá estamos de novo pensando em água, a falta dela e as consequências para a população do sudeste brasileiro.

Os níveis do sistema Cantareira estão bem alarmantes, comparados aos índices da última crise em 2014.

Por uma série de fatores de gestão da água, distribuição, planejamento e principalmente consumo consciente. Este último, um tema que está sempre em pauta no Portal ECOERA. No último mês de março, mês da água, fizemos uma série de eventos e matérias relacionando a produção de roupas com o uso deste recurso vital. Sim, porque já sabemos que devemos levar em conta a água virtual em cada componente que vestimos ou comemos. Já parou pra pensar nisso?

Nós fazemos a nossa parte, e você?

Também em março lançamos a Calculadora de Água Virtual para a Indústria da moda, em parceria com a Iniciativa Verde e a H2O Company. E cada projeto que participamos e apoiamos, além de eventos, compensamos com plantio em área de manancial da Serra da Mantiqueira, também com a Iniciativa Verde.

Isso porque entendemos que agir localmente é tão importante quatro pensar globalmente. Contribuir com o reflorestamento na Mantiqueira, ajudamos todo o sistema Cantareira que recebe as águas direto deste sistema. O Cantareira abastece nada mais nada menos que 5 milhões de pessoas com água.

Viu como tudo está conectado?

Ah, e você sabia que gastamos de 10 à 15 mil litros de água em toda cadeia de produção – pré consumo, consumo e pós consumo –  de uma calça jeans? E que boa parte desse consumo está nas lavagens em nossas casas e lavanderias?

Nesse mês de Agosto vamos nos aprofundar na questão do uso responsável da água e vamos compartilhar iniciativas eficientes de gestão desse recurso tão fundamental. E aguarde que vem novo desafio ECOERA por ai!