Uma das melhores formas de inspirar as pessoas ao nosso redor é mostrar o caminho através de exemplos fáceis e, principalmente, com atitudes verdadeiras.

Compilamos aqui uma lista de como podemos inspirar e espalhar práticas que parecem corriqueiras mas que reverberadas em grande escala podem fazer toda a diferença.  E para que elas cheguem de forma rápida para muita gente a ideia é utilizar nossa voz nas mídias sociais.

Veja aqui alguns exemplos:

  • Replique um look sustentável em suas redes sociais.

A Chiara Gadaleta, faz fotos dos seus “looks do dia”  com peças conscientes e compartilha em seu instagram @chiaragadaleta com #lookecoera . E o mais bacana é que as marcas e lugares indicados por ela, repostam a assim aumentam o alcance!

 

Na legenda da foto a Chiara conta que comprou esse vestido de paetês do Reinaldo Lourenço em um bazar há alguns anos e que já perdeu a conta de quantas vezes já repetiu o look.

 

Nesse #repost da @tagdelux, Chiara está usando um kimono de seda adquirido no próprio brechó e conta que as franjas foram costuradas por ela mesma para alongar o comprimento. Duas práticas bacanas em uma peça só: promover o pós consumo através do vintage e a customização que valoriza e aumenta a vida útil das peças.

 

  • Questione sobre o uso de materiais poluentes no seu dia a dia.

A jornalista Paulina Chamorro está indignada com a quantidade de objetos plásticos que acabamos usando, sem perceber,  no nosso dia a dia e lançou essa campanha em suas redes.

Faça uma organização do seu armário e doe peças em desuso.

A empresária e modelo Sabrina Gasperin inspira por sua beleza e por seu engajamento. Frequentemente faz doações de peças e divide a prática em suas redes.

Sabrina acredita que podemos incentivar a doação e aumentar a vida útil das peças.

 

 

Não tenha receio de repetir o mesmo look ou a mesma peça:

Quem não se lembra das fotos da Princesa Kate e seus looks duplicados. Usar a mesma peça ou look por mais de uma vez , de forma seguida ou não, além de ser uma amneira de promover o consumo consciente, marca um estilo pessoal. Recentemente a jornalista  Lilian Pacce postou looks repetindo algumas peças de roupas inspirando e desafiando seus seguidores a fazerem o mesmo.

 

É mais simples do que parece, não é? O importante é dividir com todos suas práticas sustentáveis do dia a dia e viralizar  mensagens que nos ajudem a impactar positivamente o meio ambiente e a sociedade.

Agora é com você!  Inspire a sua rede de relacionamentos e compartilhe suas práticas através dos seguintes hashtags:

#consumoconsciente #lookecoera #impactepositivamente #portalecoera e sempre marque @portalecoera, assim podemos repostar sua foto ou vídeo e inspirar ainda mais!