Estima-se que no Brasil são desperdiçados entre 7,5 e 10 milhões de toneladas de alimentos por ano. Isso é o equivalente a 24 mil toneladas por dia. Só no Ceasa de Curitiba, são descartadas aproximadamente 14 toneladas todos os dias. E o contraponto: existem cerca de 1,8 milhão de pessoas em situação de rua em todo o território brasileiro. Em Curitiba, são aproximadamente 1.715. Dentre as diversas dificuldades, a fome é considerada por eles uma das mais graves.

Em face desta realidade, uma turma de Curitiba resolveu colocar a mão na massa, com o Good Truck. A ideia surgiu de Gabrielle Mahamud, (arquiteta, culinarista e autora do blog Flor de Sal) junto com o designer Mauricio Noronha. O objetivo do projeto é levar comida de qualidade a quem não tem o que comer, recolhendo e preparando alimentos não manipulados de restaurantes e supermercados. Segundo a Gabi, assim é possível impactar positivamente dois problemas, pois minimiza o descarte de resíduos e ajudando a combate a fome de forma digna e saborosa.

View this post on Instagram

Hoje aconteceu mais uma ação do GoodTruck! Dessa vez em parceria com a empresa DIAM Brasil ☺️ Pela primeira vez o GoodTruck foi contratado por uma empresa para levar conscientização aos seus funcionários, e não podia ser nada menos que INCRÍVEL 🙏🏼❤️🙌🏼 O envolvimento, o carinho, a emoção, o despertar para uma responsabilidade sócio-ambiental. Poder multiplicar isso com as pessoas é inexplicável ❤️ Servimos 200 refeições preparadas com alimentos que seriam jogados no lixo e alimentamos moradores de rua de Curitiba! O prato do dia foi arroz com ervilhas e legumes, purê de batata e salada de folhas mistas com vinagrete. Servimos também abraços apertados, sorrisos e boas conversas! Esses, recebemos de volta. ❤️ juntamente de muitos elogios e agradecimentos ☺️ Mais do que comida, a missão do GoodTruck é plantar uma semente do bem, gerar empatia e responsabilidade ao conectar a realidade do desperdício e da fome à pessoas como nós todos! Ao vivenciar toda essa experiência, é impossível ficar imparcial, você acaba mudando pequenas atitudes no dia-a-dia para evitar o desperdício, e passa a olhar os moradores de rua e comunidades com outros olhos, e então nossa missão foi cumprida 🙌🏼❤️ Se você trabalha em uma empresa que, assim como a DIAM, se preocupa com o futuro do mundo, entre em contato com a gente e leve o GoodTruck para dentro da sua empresa também ❤️ Juntos a gente chega mais longe!! 🙏🏼 #goodtruckbrasil #goodtruck #ungoals #empreendedorismosocial #flordesalblog #bethechange #porummundomelhor

A post shared by GoodTruck® (@goodtruckbrasil) on

O Good Truck circula a cidade recolhendo alimentos bons (não preparados) que seriam descartados no Ceasa, em supermercados, feiras e parceiros. O próximo passo é o preparo dos alimentos, feito por voluntários e colaboradores em uma cozinha base. A etapa final é servir as refeições através do caminhão, ao público em necessidade.

Saiba mais acompanhando o projeto no Instagram: @goodtruckbrasil