Aqui no Portal ECOERA sempre relacionamos consumo e estilo de vida com a questão da proteção dos recursos naturais. Isso porque ela, a natureza, nos fornece quase tudo: solo para plantar, ar limpo, biodiversidade para alimentos, aguas para beber e para produzir e assim vai. E praticamente tudo o que foi produzido precisou de algum  recurso para ser feito.

Neste 1 de agosto chegamos numa conta que deveria assustar a todos, ou pelo menos, rever nosso consumo: o dia em que chegamos no cheque especial dos recursos do Planeta, ou seja o Dia de Sobrecarga da Terra. Isso quer dizer que a partir de hoje estamos usando muito mais do que a capacidade de recuperação dos recursos no Planeta: mais água do que poderíamos gastar, por exemplo.

O conceito – Overshoot Day, em inglês-  foi originalmente desenvolvido pelo instituto independente britânico de pesquisas New Economics Foundation, uma organização parceira da Global Footprint Network.

De acordo com os cálculos da Global Footprint Network, nossa demanda por recursos ecológicos renováveis e os serviços que eles fornecem é atualmente equivalente a mais do que 1,5 Terras. Os dados nos mostram que estamos no caminho de atingir uma demanda de recursos equivalentes a dois planetas bem antes da metade do século.

Desde 2001, o dia de Sobrecarga da Terra vem sendo antecipado, em média, três dias a cada ano.  Nossa dívida está se multiplicando e estamos pagando juros altíssimos.

As consequências estão aí: erosão do solo, mudanças climáticas, falta de água, perda de fauna e flora.

Por isso é fundamental o papel de cada indivíduo no sentido de reduzir a sua pegada ambiental no planeta, com todos os Rs que gostamos de Reforçar: Reutilize, Repense, Reduza, Reflita, Respeite, Recupere, Recuse, Reuse!

Conheça mais atitudes no nosso espaço Impacte positivamente!