Não é difícil fazermos nossa parte nessa guerra contra o plástico de primeiro uso, aqueles que a gente usa uma vez só e logo joga fora. Podemos prestar mais atenção no nosso dia-a-dia, substituindo o que é de plástico por outros, mais duráveis, e assim consumindo de forma consciente sem degradar o ambiente.

Olha só o que dá pra fazer:

1) Em vez de usar garrafinhas de plástico, use uma garrafa de alumínio. Você pode levar para todo lugar, não pesa, e dá para usar muitas e muitas vezes;

2) Já falamos aqui no Portal que o canudo de plástico é nocivo ao meio ambiente, porque ele não é biodegradável. Uma ótima solução é utilizar canudo de alumínio ou canudo de vidro. Leva na bolsa e assim que sua bebida chegar, é só sacar sua “arma”! Ele é lavável e inclusive vem com uma escovinha para poder limpar por dentro.

3) Não é nenhuma novidade, mas é sempre bom reforçar: as sacolas plásticas, quando vão para os oceanos, se enroscam nos animais, além de serem confundidos com comida por eles. Por isso, a ecobag para carregar suas compras no supermercado é uma alternativa EcoEra, e você ainda pode traduzir todo seu estilo através delas, já que vem em diferentes tamanhos e estampas.

4) O filtro de barro é uma solução para eliminar aqueles galões pesadíssimos cheios de plásticos, ou aquelas garrafas que ocupam espaço na geladeira. Além de, para muitos, lembrar a casa da vó, deixa a água sempre fresquinha.

5) Substitua potes plásticos por recipientes de vidro na geladeira. Além de ser mais sustentável, dura mais e não deixa nenhum cheiro do alimento que foi guardado ali anteriormente, e nem altera o sabor.

6) Substitua copos plásticos por copos de vidros. Além de não deixar gosto ou cheiro, como no caso dos recipientes de vidro, dá para garimpar copos lindos, cheios de história em feiras e antiquários.

Viu só? Não é tão difícil mudar alguns hábitos e atitudes, comece em casa. Assim, você vai ver que ser um consumidor consciente é gostoso, já que a maior parte das dicas são encontradas em feiras (que geralmente divulgamos nas nossas redes). E vem com aquela sensação boa de estar sendo parte integrante do planeta e fazendo bem a ele!

E você, tem alguma dica?