Como ser um consumidor mais consciente? Nesse dia especial o Movimento Sou de Algodão dá dicas para se fazer parte das mudanças que o mundo pede hoje!
1º Não comprar por impulso. Refletir sobre a necessidade, desejo e possibilidades daquela compra é fundamental para não cair nas armadilhas do consumo.
2º Saber de onde vem o produto. Pesquise, leia as etiquetas, saiba pra onde e para quem o seu dinheiro vai. Faz sentido pra você?
3º Fazer escolhas sustentáveis: Entenda se a sua compra impacta positivamente na economia, no desenvolvimento social e se vem de boas práticas ambientais.
4º Aposte em novas formas de consumo: Brechós e sebos podem garantir surpresas incríveis e aumentam a vida útil da mercadoria. Valorize também peças de upcycling, recicladas ou feitas com resíduos têxteis.
5º Doe, troque, reuse: tem roupas que não servem mais aí? Doe ou troque com alguém da família, um amigo. Há comunidades em redes sociais só para isso!
6º Planeje-se financeiramente: Utilize planilhas e faça o controle mensal do que você ganha e do que pode gastar. Consuma dentro de suas possibilidades, evite dívidas!
7º Busque sentido: Na hora de comprar, entenda as consequências. Vai trazer algum prejuízo financeiro? É necessário naquele momento?
8º Prefira durabilidade: Roupas que duram mais te ajudam a gastar menos no futuro e estão sempre prontas para compor qualquer look.
via Assessoria de Imprensa