Islândia é o primeiro país no mundo a proibir pagar salário inferior a mulheres

A igualdade entre homens e mulheres é uma questão de direitos humanos e uma condição de justiça social, sendo igualmente um requisito necessário e fundamental para a igualdade, o desenvolvimento e a paz. A igualdade de gênero exige que, numa sociedade, homens e mulheres tenham as mesmas oportunidades, rendimentos, direitos e obrigações em todas as áreas.

Desde primeiro de janeiro, entrou em vigor na Islândia, lei que proíbe que empresa e setor público paguem salários maiores a homens do que a mulheres. Órgãos governamentais e empresas do setor privado com mais de 25 funcionários terão que obter certificação atestando a existência de políticas de igualdade salarial efetivas em sua organização. O país é líder em igualdade de gênero no mundo.

@rawpixel

O Brasil está em 95 lugar no ranking de desigualdade de gênero do fórum econômico mundial. O índice computa resultado de 149 países e busca analisar o progresso obtido na igualdade de gênero em quatro dimensões temáticas: oportunidade econômica, empoderamento político, nível educacional e saúde e sobrevivência.

@sandym10

Outros países da Europa Ocidental apareceram no topo do ranking de igualdade de gênero. São eles: Noruega, Finlândia, Suécia, Irlanda Reino Unido, França e Alemanha. Um dos grandes destaques entre as primeiras posições é Ruanda. O país africano tem o congresso com maior igualdade de gênero do mundo. O que dificulta a vida das mulheres por lá é a falta de liberdade de imprensa e qualidade de vida.