Conheça a plataforma A Moda Pela Água e faça parte desse grande movimento!

A Moda Pela Água é um espaço onde todo o mercado da MODA vai poder se encontrar para falar de um assunto urgente: a ÁGUA.

Alguns dados relevantes para você saber:

Sabemos que a indústria da MODA gasta 80 bi de m3 de água ano e precisamos conversar a respeito desse número. Essa agenda absolutamente necessária tem um ponto de partida, a Pegada Hídrica Vicunha, um projeto do Movimento ECOERA e da Vicunha que calculou pela primeira vez na historia da moda nacional, o consumo médio de água na produção de uma calça jeans no Brasil.

Nesse ambiente, recheado de informações importantes, cada um de nós vai poder se engajar no tema da ÁGUA e se tornar um GUARDIÃO da ÁGUA na MODA!

Trata-se de um espaço, livre do ambiente comercial, onde empresas e sociedade civil vão poder conversar, apresentar propostas de uso consciente e encontrar soluções JUNT@S!

Chiara Gadaleta – Fundadora do Movimento ECOERA e da Plataforma A Moda Pela Água

Entenda quais são os princípios da AMPA:

-A plataforma tem como missão ser um espaço onde setor privado, ONGs e sociedade civil se encontram para discutir o uso responsável da água no mercado da moda.

-A AMPA tem como base os ODS da ONU com foco no 6, 12, 14 e no 17, que se refere ao trabalho no espírito de parceria fazendo com que inovações e investimentos funcionem para todos.
Sendo eles:

Objetivo 6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos;

Objetivo 12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis;

Objetivo 14. Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável;

Objetivo 17. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

-As empresas Guardiãs passaram pela análise do Movimento ECOERA e são aquelas que já estão direcionando seus esforços para diminuir seus impactos no meio ambiente.

-Para fazer parte da plataforma cada uma se comprometeu em abrir a agenda para falar especificamente sobre o uso responsável do recurso hídrico em toda sua cadeia de valor.

-Ao longo do ano teremos uma agenda de encontros com transferências de tecnologias, workshops, palestras técnicas e mentoria com experts no tema hídrico.

-No nosso entendimento é muito importante promover a transparência entre uma empresa e a outra, e incentivar a busca por soluções em coletivo.

-Acreditamos que em grupo, as boas práticas em relação ao uso responsável da água serão disseminadas com maior potência, e as formas de redução no consumo e a melhoria da gestão, serão integradas no dia a dia das empresas com mais agilidade e eficiência. Essa é a missão da AMPA, engajar todo o setor da moda em busca de soluções que possam ser compartilhadas.

-Na outra ponta os consumidores poderão acompanhar essa evolução e fazer parte da mudança se engajando em criar uma rotina mais responsável em suas lavagens domésticas.

-Essa fase inicial, que corresponde ao entendimento que o recurso hídrico é uma problemática urgente, de todo o setor e não de uma empresa só – combinada com o compartilhamento de tecnologias, informações e boas práticas no uso da água – nos levará a um segundo momento onde iremos estabelecer metas de redução para todo o mercado. Ou seja, as empresas Guardiãs trabalharão em coletivo em busca de melhorias.

-Trata-se de uma forma inovadora e disruptiva de relacionamento, onde o que vale é a missão é o propósito de cada empresa e de cada um de nós, consumidores finais.
Finalmente estamos, de fato, caminhando de forma concreta na transição da sociedade do EU, para a do NÓS.

Você também pode fazer parte da plataforma, sendo um Guardião da Água:

Você pode cadastrar seus dados aqui e – caso seja uma empresa – cadastre aqui os dados de seu negócio. Assim você estará por dentro de toda essa grande agenda em prol de uma moda mais responsável.

Encontro com empresas Guardiãs da Água – conduzido por Chiara Gadaleta

Conheça também, as empresas que já fazem parte da plataforma:

ABIT

FARM 

MARISA

GRUPO LUNELLI

SOU DE ALGODÃO

DAMYLLER

H20 COMPANY

INICIATIVA VERDE

VICUNHA

Acompanhe mais em amodapelaagua.com.br e @amopelaagua

Foto: Divulgação | AMPA

Via: A Moda Pela Água