A  água é vital para a existência do planeta terra e dos seres que aqui habitam. Não preservar este recurso natural finito pode ser fatal a  população.  Apesar de o nosso planeta ter 71% da superfície coberto  por água em seu estado líquido, estima-se que apenas 0,77% esteja disponível para o consumo.

A escassez de água em algumas regiões é um dos grandes problemas do século XXI, além do problema da má qualidade da água encontrada em muitos municípios. A poluição causada por algumas pessoas e indústrias faz com que  uma grande quantidade de água não esteja própria para o consumo. Estima-se que 20% da população mundial não tenha acesso à água limpa e, de acordo com a UNICEF ( United Nations Children´s Fund), aproximadamente 1400 crianças de até cinco anos, morrem diariamente devido a falta de água potável.

O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), para comemorar e realizar atividades de reflexão sobre o significado da água para a vida na Terra e sobre o impacto que causamos ao ciclo de vida água.  A data foi lançada oficialmente no dia 21 de fevereiro de 1993.

Na ocasião, a ONU apresentou  a Declaração Universal dos Direitos da Água, que mostra entre as principais normas:

  1. 1 – A água faz parte do patrimônio do planeta
  2. 2-  A água é a seiva do nosso planeta;
  3. 3-  Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;
  4. 4-  O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
  5. 5 – A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;
  6. 6 – A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;
  7. 7-  A água não deve ser desperdiçada nem poluída, nem envenenada;
  8. 8-  A utilização da água implica respeito à lei;
  9. 9 – A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;
  10. 10-  O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a terra.

 

Repense, economize e mude seu consumo de água. Impacte positivamente o planeta e seja parte desta nova Ecoera.

Fonte: Brasil Escola, Calendar