O jeans é protagonista do upcycling

Chiara Gadaleta, curadora da #bazaargreen aponta bons exemplos de reaproveitamento na moda. Marcas como a @kseniaschnaider  @zerowastedaniel e @damyller usam o jeans para espalhar o upcycling

Dados recentes apontam que, no Brasil, 175 mil toneladas de resíduos têxteis são geradas anualmente pela indústria da moda. Quando falamos de resíduos, se incluirmos peças de roupas ou acessórios em desuso na etapa do pós-consumo, esse número ganha uma dimensão ainda maior.

Para lidar com o desafio de propor destinações corretas para esses excedentes, precisamos nos apoiar no trabalho dos designers e usar a criatividade como ferramenta na aplicação das técnicas de reuso e reaproveitamento.

Nesse cenário de redesenho, o upcycling se tornou a forma mais procurada. Tecnicamente,upcyclingsignifica reutilizar, transformar sub- produtos, resíduos, peças em desuso e materiais parados em estoques, em novas bases ou produtos considerados de maior qualidade, maior valor artístico, social ou valor ambiental. Portanto o prefixo UPfaz toda a diferença quando pensamos em outras técnicas de reaproveitamento.

Para espalhar essa mensagem, o jeans é um excelente porta-voz, principalmente pela sua durabilidade e capacidade de transformação, e o resultado surpreende!

Aqui alguns exemplos do trabalho da @kseniaschnaider que mostram como o design aliado à sustentabilidade pode ressignificar velhos modelos, unir retalhos e reconstruir coleções antigas.

   

via Harper’s Bazaar