Hoje, dia 03 de junho é comemorado o Dia Mundial da Bicicleta. A data entrou para o calendário oficial da ONU (Organização das Nações Unidas) em 2018, pois ela se encaixa, de várias maneiras, em todos os 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU.

Como no Ecoera costumamos nos guiar através dos ODS, traçamos aqui um paralelo entre eles e a bicicleta, onde podemos observar os inúmeros benefícios da homenageada do dia.

ODS 1-ERRADICAÇÃO DA POBREZA
A produção de bicicleta gera empregos e impostos que contribuem para erradicar a pobreza. Além disso, trata-se de um meio de transporte econômico, que pode ser utilizado por trabalhadores e pequenos empreendedores.

ODS 2- FOME ZERO
Pessoas que vivem em locais isolados, utilizam a bicicleta como meio de transporte para trazer alimentos para casa.

ODS 3 – BOA SAÚDE E BEM ESTAR
A bicicleta utilizada como instrumento de esporte, lazer ou transporte proporciona saúde e bem estar.  Seja qual for a intensidade e objetivo de uso, o ciclista sempre se exercita ao pedalar.

ODS 4 – EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
Muitas crianças utilizam a bicicleta como meio de transporte para ir às escolas.

ODS 5 – IGUALDADE DE GÊNERO
A bicicleta é acessível igualmente a todos os gêneros

ODS 6 – ÁGUA LIMPA E SANEAMENTO
O uso da bicicleta não polui rios, mares e bacias hidrográficas.

ODS 7 – ENERGIA ACESSÍVEL E LIMPA
A energia necessária para a bicicleta se mover vem apenas da força do ciclista. Uma energia limpa, saudável e acessível.

ODS 8 – EMPREGO DIGNO E CRESCIMENTO ECONÔMICO
A produção de bicicleta gera empregos e impostos que contribuem para o crescimento econômico. Além disso, a bicicleta também pode funcionar como base de pequenos negócios (food-bike, nail-bike, etc)

ODS 9 – INDÚSTRIA, INOVAÇÃO E INFRAESTRUTURA
Vemos cada vez mais inovação na indústria de bicicleta, onde materiais tecnológicos vêm sendo implementados.

ODS 10 – REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES
Se a indústria de bicicleta é capaz de gerar mais empregos dignos, rendas, impostos, e pode ser um meio de transporte que facilita a locomoção de muitas pessoas, pode assim contribuir na redução das desigualdades.

ODS 11- CIDADES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS
Esse é um dos pontos onde a bicicleta pode contribuir de forma mais significativa, como alternativa responsável aos transportes urbanos, contribuindo na diminuição do fluxo de veículos poluentes e para uma população mais saudável, que se movimenta para se locomover.

ODS 12 – CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS
A produção de bicicleta pode ser feita de forma responsável, com impactos positivos. Assim como o consumo desse bem, que é extremante durável e de manutenção acessível.

ODS 13 – COMBATE ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS
Esse é um outro ponto onde a bicicleta é uma grande aliada. Por ser um meio de transporte que não emite gases de efeito estufa, contribui para que não haja alterações climáticas.

ODS 14 – VIDA DE BAIXO D’ÁGUA
Estando alinhada aos ODS 6, 7, 12 e 13  o uso da bicicleta, diminui a produção de CO2 e se reflete automaticamente a vida debaixo d’ água.

ODS 15 –VIDA SOBRE A TERRA
Estando alinhada aos ODS 7, 11, 12 e 13, a bicicleta se reflete automaticamente a vida sobre a terra

ODS 16 – PAZ, JUSTIÇA E INSTITUIÇÕES FORTES
Um meio de transporte acessível, que proporciona bem estar, facilidade de locomoção para exercermos nossos direitos de cidadãos como voto, direito de defesa, acesso a saúde e  educação são alguns exemplos de como a bicicleta está alinhada a ODS 16

ODS 17 – PARCERIAS EM PROL DAS METAS
A bicicleta tem um grande potencial na formação de grupos, confrarias, e de unir pessoas.

Bom Passeio!