Outubro é o mês em que começam as campanhas de conscientização do câncer de mama, o Outubro Rosa. É um alerta às mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. E a estilista Stella McCartney já começou a divulgar sua campanha.

Há 20 anos, a mãe de Stella, Linda McCartney, morreu de câncer de mama. Por conta do aspecto pessoal, todos os anos Stella  lança a campanha de conscientização sobre a doença, a Breast Cancer Awareness, que neste ano tem como rosto a atriz e modelo Sofia Vergara.

Só neste ano, estima-se que cerca de 266 mil novos casos sejam diagnosticados no mundo e que quase 41 mil mulheres possam morrer por conta da doença – embora haja uma diminuição nas taxas de mortalidade desde 1989. Desta vez, a campanha se concentra em mulheres latinas, que possuem taxas mais baixas de detecção de câncer e acesso a assistência médica do que outros grupos étnicos nos Estados Unidos.

Para jogar luz no assunto, Stella McCartney criou o conjunto de lingerie ‘Rose Romancing’, e os lucros serão destinados à instituições de caridade e centros médicos que lutam contra a doença, como o Centro Linda McCartney, em Liverpool, a Hello Beautiful Foundation, em Londres, e o Memorial Sloan Kettering Hospital, em Nova York.

Sofia Vergara com a lingerie Rose Romancing

O lançamento da campanha não poderia ter data mais especial: foi no dia 24 de setembro, em que Linda McCartney completaria 77 anos.