Vicunha Têxtil e Movimento ECOERA criam projeto para mapear impacto ambiental do uso da água na produção de jeans no Brasil

Em parceria com a H2O Company e a ONG Iniciativa Verde, trabalho apresenta metodologia e lança projeto da pegada hídrica na indústria têxtil

O Movimento ECOERA, pioneiro em integrar os mercados de moda, design e beleza à sustentabilidade no Brasil, e a Vicunha Têxtil, maior produtora mundial de índigos e brins, lançam, no dia 7 de novembro, em São Paulo, o projeto “Pegada Hídrica Vicunha”, que utilizará métricas próprias para analisar o mercado da produção de uma calça jeans.

Em parceria com a H2O Company – consultoria especializada em promover a gestão de recursos hídricos – e a Iniciativa Verde – organização do terceiro setor que busca contribuir para a melhoria dos serviços ambientais – o projeto tem como objetivo promover transparência na cadeia da moda e fortalecer o setor, unindo os diversos players da cadeia em prol da criação de indicadores próprios na gestão sustentável da água.

Durante o evento, Chiara Gadaleta, especialista em sustentabilidade e fundadora do ECOERA, e Marcel Imaizumi, diretor executivo de operações e planejamento estratégico da Vicunha, participam de uma mesa redonda para apresentação da proposta de trabalho com mediação da Paulina Chamorro, jornalista ambiental e editora-chefe do Portal ECOERA. O bate-papo também conta com a participação de Claudio Bicudo, da H2O Company, e Lucas Pereira, da ONG Iniciativa Verde, que integram o projeto.


“A ‘Pegada Hídrica Vicunha’ calculará o volume de água gasto em toda a sua cadeia de produção, desde o plantio do algodão até o final do processo produtivo, acompanhando o ciclo de vida de um jeans”, explica Chiara Gadaleta.

Além disso, o trabalho identificará a situação atual da empresa, possibilitando a criação de outras maneiras de redução do consumo de água e formas de compensação por meio de projetos socioambientais como recuperação do solo, conservação dos recursos hídricos, estoque de carbono e criação de corredores para a biodiversidade ao longo de toda a cadeia produtiva do jeanswear.

“A Vicunha sempre teve uma grande preocupação no uso responsável da água. Com esse projeto teremos uma ferramenta específica de gestão contínua, com acompanhamentos das ações, definição de metas de aumento de eficiência hídrica e avaliação de resultados”, conta Marcel Imaizumi, da Vicunha.

O projeto faz parte da estratégia da Vicunha para desmistificar questões relacionadas à sustentabilidade na indústria da moda, trazendo para o mercado maior esclarecimento sobre o tema e colaborando para que todos se engajem e desejem fazer parte da mudança.

Pegada Hídrica Vicunha

Pioneiro na indústria da moda nacional, o projeto chega em um momento importante para o Brasil, tendo em visto a crise hídrica que assola não somente o país, como todo o mundo. “Com as mudanças climáticas, crescimento populacional, desenvolvimento industrial e o desmatamento sem controle, estamos enfrentando uma situação de escassez de água nunca antes vivida. Nossa missão com a ‘Pegada Hídrica Vicunha’ é analisar toda a cadeia de perto e gerar indicadores adequados para tal gestão”, afirma Claudio Bicudo, da H2O Company.

Lucas Pereira, da Iniciativa Verde, explica que essa é a primeira vez que a indústria da moda terá um diagnóstico real e completo sobre o consumo da água de um processo ou produto. “Essa análise permite que criemos estratégias para a redução deste impacto durante todo o processo. A moda, por ser um setor de grande influência, pode ser uma porta de entrada para que esse trabalho se transforme em uma prática comum em todos os setores”, avalia.

Serviço:
Lançamento do projeto Pegada Hídrica Vicunha
Data: 7/11/ 2018
Horário:14h30

Acompanhe a transmissão pelas redes do Portal ECOERA!

Sobre a Vicunha
Com mais de 50 anos de mercado, a Vicunha é líder mundial na produção de índigos e brins e referência quando o assunto é jeanswear. Posicionada entre as maiores indústrias têxteis do mundo, a empresa conta com quatro unidades produtivas no Nordeste – estados do Ceará e Rio Grande do Norte – uma fábrica no Equador e outra na Argentina, além de filiais na América do Sul, Europa e Ásia. A gestão de recursos escassos é uma das principais bandeiras defendidas pela fabricante, que segue as mais rígidas normas de preservação ambiental. A Vicunha utiliza modernas tecnologias apoiadas nos conceitos de redução, reciclagem e reuso, e reafirma toda sua responsabilidade criando produtos mais sustentáveis e fabricados de forma consciente.
http://www.vipreview.com.br

Sobre o Programa ECOERA
O Programa ECOERA é uma consultoria com foco em ações socais e ambientais que atua nos setores de moda, beleza e design desenvolvendo agendas com ações de impacto positivo na sociedade e no meio ambiente.
https://www.portalecoera.com.br

Sobre a H2O Company
A H2O Company é uma consultoria especializada em promover uma boa Gestão para a Sustentabilidade, com foco no Uso de Recursos Hídricos, Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e Avaliação do Ciclo de Vida de Produtos.
http://h2ocompany.com.br

Sobre a Iniciativa Verde
A Iniciativa Verde é uma organização do terceiro setor que busca contribuir para a melhoria dos serviços ambientais como biodiversidade, água e qualidade do ar. Com isso, ela ajuda na mitigação e na adaptação às mudanças climáticas causadas pelas atividades humanas por meio de projetos próprios de recomposição florestal e em parceria com outras instituições.
http://www.iniciativaverde.org.br/index.php