Um milhão de sacolas plásticas são usadas por minuto no mundo, de acordo com o movimento Plastic Bag Free World.

É muito plástico descartável para pouco planeta.

Começam a aparecer muitas soluções que vão além da reciclagem para este tipo de material. Um grupo de empreendedores chilenos apresentaram este ano sacolas e tecidos solúveis em agua.  Isso mesmo, você leu certo!

Com uma mudança na fórmula do plástico, substituindo o petróleo por pedra calcária, os engenheiros da Solubag conseguiram chegar neste material.

De acordo com os engenheiros Roberto Astete e Cristian Olivares, a pesquisa começou para encontrar soluções biodegradáveis de detergentes, mas encontraram a formula química a base de PVA ( álcool polivinico, solúvel em aguas) e que substitui os derivados de petróleo.

Roberto Astete e Cristian Olivares mostram duas sacolas, uma de plástico e outra de material biodegradável. Foto AFP/CLAUDIO REYES

¨Nosso material não procura trocar a todos os produtos plásticos que existem, mas sim está voltado para aqueles que por sua natureza são difíceis de reciclar e que acabam sendo lixo, afetanto gravemente nossos mares, rios e fauna.A reciclagem e a reutilização são importantes e devem ser promovidas e incentivadas como o caminho mais seguro para tratar o lixo. Mas, muitas da impossibilidades da reciclagem de certos produtos, entre eles as sacolas plásticas descartáveis, se dá pelo valor econômico, já que é mais barato comprar material plástico virgem que comprar material reciclado. Como sabemos que estes residuos não serão reciclados, sabemos de antemão que serão lixo, e são precisamente estes produtos que queremos substituir com nosso material. Dentro deste conceito criamos e desenhamos produtos que além de se degradar rapidamente não contaminam e tem as mesmas caraterísticas dos existentes no mercado.¨, contam no blog da empresa.

O Chile é o primeiro país das Américas a proibir em todo seu território a distribuição gratuita de sacolas plásticas.

Quem ai está ansiosa para que este mix de inovação, politicas publicas e criatividade cheguem logo ao Brasil?

Conheça mais em http://solubag.cl/