O projeto arquitetônico ‘Aldeia das Crianças’, uma escola rural localizada na fazenda Canuanã, no Tocantins, venceu o Prêmio Internacional Riba 2018, competição que ocorre a cada dois anos no Reino Unido.

Nós já tínhamos contado da linda história deste projeto neste post

Leonardo Finotti/Estadão

A Aldeia Infantil, escola da Fazenda Canuanã, em Formoso do Araguaia, Tocantins, projeto do Instituto A Gente Transforma, do designer Marcelo Rosenbaum, em conjunto com Aleph Zero Arquitetura, recebeu também em fevereiro deste ano o prêmio de Melhor Edifício de Arquiteta Educacional do mundo! Esta categoria faz parte da premiação Building of the year.

O desafio do projeto era criar um ambiente para mais de 700 alunos num lugar do centrão do Brasil onde as temperaturas passam de 38 C no verão, numa região de transição de biomas como o Cerrado, Pantanal e Amazônia.
Esta é uma escola internato, ou seja, as crianças e jovens entre 7 e 17 anos, passam a semana na escola. Desafio aceito, designes e arquitetos resolveram observar as soluções já usadas historicamente na região, nas pequenas comunidades.

O resultado é um prédio lindo, com painéis de palha trançada, madeira laminada, tijolos de solocimento, além de internamente ter uma nova modulação para os quartos. Nada mais brasileiro, regional e sustentável!