Uma ótima notícia tem circulado na rede na última semana.

Allan Gomes, da Universidade Federal de Minas Gerais, lidera um projeto acadêmico que repensa as embalagens de diversos produtos presentes no mercado.

Só para uma ideia, segundo alguns dados da marca Colgate – líder do segmento, cerca de 20 bilhões de tubos de pasta de dente são descartados todos os ano. Esses tubos, normalmente são produzidos em folhas de plástico laminado, geralmente com uma combinação de diferentes plásticos e sua composição, compensada em torno de uma fina camada de alumínio que protege o sabor e o flúor da pasta de dente.  Essa mistura de materiais impossibilita a reciclagem através dos métodos convencionais disponíveis hoje no mundo.

O projeto de Allan, chamado “Coolpaste” consiste em uma embalagem mais sustentável e menos agressiva ao meio ambiente. Allan utilizou a marca Colgate como estude de caso para criar novas possibilidades para o mercado.

Para esse novo modelo, foram dispensadas as caixas de papel (utilizadas em todas as marcas do mercado) e as infinitas cores (que são compostas por tintas químicas nocivas e que demoram anos para se decompor, contaminando o solo)

A embalagem proposta pelo projeto é biodegradável e pode ser alocada de forma mais fácil e prática.

O que você achou? Conta pra gente aqui nos comentário.

Foto: Divulgação