Por Gabriela Nunes

‘Se você quer ir rápido, vá sozinho. Se você quiser ir longe, vá junto”. Esse provérbio africano é um dos lemas da Bottletop – inclusive está lá, estampado no “about” do site da empresa.

A marca foi lançada em 2002 por meio de uma colaboração com a Mulberry. No coração da campanha estava a primeira bolsa de luxo lançada no varejo a ser feita inteiramente por materiais sustentáveis; uma bolsa best-seller feita de metais de latinhas no Quênia, revestida com resíduos de couro da Mulberry no Reino Unido.

– Veja também: BOTTLETOP ABRE FLAGSHIP SUSTENTÁVEL COM IMPRESSÃO 3D

A Bottletop passou a ter um atelier em Salvador, no Brasil, onde desenvolveu sua coleção de bolsas e acessórios com técnicas de produção customizadas e materiais-símbolo de origem sustentável; metal reciclado e couro certificado de zero de desmatamento da Amazônia. Quem diria que anéis de latinha de alumínio ficariam tão luxuosos?

Esse é mais um exemplo ECOERA que mostra que vale a pena buscar materiais alternativos para uma produção com baixo impacto no meio ambiente. Além disso, beneficia comunidades que necessitam de trabalho e recursos, e valoriza a cultura através do artesanato.

Veja alguns modelos das bolsas de luxo da Bottletop feitas com anéis de latinha: