Saiba como reaproveitar alimentos com o chef Giam do GiamPasta.

 

Ingredientes para 4 pessoas:

400 g de Linguine ou outro tipo de macarrão de formato longo
2 pães francês
4 Alici em óleo (anchovas)
Talos de verduras (Couve flor, brócolis, espinafres, entre os outros)
1/2 Cebola picada
1/2 Batata para dar cremosidade (cascas de batatas podem ser usadas também)
50 ml Azeite de oliva EVO
2 dentes de Alho amassado
1 pimenta malagueta fresca ou seca (opcional)
caldo de vegetais ou agua quente salgada (também pode ser feito com a sobra dos vegetais)
Sal e pimenta-do-reino moída fresca a gosto

Modo de preparo:

Farofa de Pão com alici – Rale o pão francês usando um ralador de queijo ou de forma mais rápida usando o processador. Em uma frigideira media, refogue as anchovas e quando derretidas adicionar as migalhas de pão. Deixar torrar o pão controlando que não queime.

Creme de Verduras – Lavar os talos e a batata finamente. Em uma panela pequena coloque uma colher de azeite e refogue a cebola a fogo baixo ate ficar transparente, adiciona couve flor e batata e refogar mexendo a fogo alto uns dois minutos, adicionar caldo até cobrir os legumes e deixar cozinhar a fogo baixo uns 20 minutos, se ficar muito seco adicionar mais caldo. Colocar o composto no processador, ajustar de sal, pimenta do reino e azeite e bater para fazer um creme.

Cozimento da Massa – Em uma panela média, ferva a água. Salga Cozinhar a massa na água fervente até que a massa fique al dente. Enquanto isso, em uma frigideira grande, refogue o alho e a pimenta malagueta picada por dois minutos sem queimar o alho. Conserve uma concha da água de cozimento e escorra a massa junte-a ao alho refogado, adicione a água de cozimento (se necessário) e salteia por mais um minuto (mantecatura, ou seja o amido da massa gera uma creminha)

Preparação do prato

Pegue um prato fundo, coloque uma colherada de creme, bata o fundo do prato com a palma da mão, adicionar a massa em cima da “caminha” de creme, colocar a farofa em cima. Regue com um pouco mais de azeite de oliva e finalize com a pimenta do reino moída fresca.
Para finalizar, queijo pecorino romano ou ricota salgada ralado fresco por cima!