Você sabia que nossa pele é nosso maior órgão? É a “capa protetora” do nosso organismo, e não só isso. Nossa pele regula a temperatura corpórea, detecta os estímulos dolorosos e agradáveis, impede a entrada de substâncias no organismo e serve  como um escudo protetor contra os efeitos nocivos do sol. Por isso, cuidados com a pele são importantes e não meramente estéticos. Principalmente no inverno!

A terapeuta ayurvédica Fernanda Ribeiro Lima nos deu algumas dicas para cuidar da pele segundo a Ayurveda, que é parte da ciência védica e utiliza na sua abordagem terapêutica plantas medicinais, massagem, dieta, meditação, yoga, pranayamas, astrologia védica e aromaterapia.

Confira as dicas e cuida do seu “manto”!

_____________________________

O Ayurveda entende a beleza da pele como um reflexo da saúde interna, e está intimamente ligada aos hábitos de alimentação. Como tratamento é indicado sempre uma dieta alimentar em conjunto com alguns tratamentos, como o Shiro Abhyanga a massagem feita na cabeça com aplicação de óleo nos principais ponto Marma do dosha Vata que se localizam na parte superior do corpo. (Dosha é o que caracteriza o perfil biológico dos indivíduos, de acordo com o Ayurveda. São três: Vata, Pitta e Kapha).

Ou então a aplicação de algumas Lepas, ou máscaras feitas com plantas, frutas e ervas medicinais. Esse tratamento é geralmente chamado de Rasayana, ou o que o Ayurveda chama de rejuvenescimento. Vou dar algumas dicas fáceis de fazer, com ervas que você encontra na sua cozinha.

Tratamentos para a pele

De acordo com o Ayurveda, a pele tem características diferentes em cada dosha. Se o predominante for Vata, a pele é seca, áspera, fria, fina e com tendência a rugas prematuras. No caso de dosha Pitta, a pele é delicada, clara, com tendência a ficar vermelha, com acne e se queima facilmente no sol. Para os tipos Kapha, a pele é oleosa, macia e firme com tendência a ter poros bem abertos.

Acne e Cravos

A agravação dos três doshas podem resultar em problemas de pele com acne. Nos tipos Pitta, é mais fácil disso acontecer pelo teor de calor que já é alto em sua constituição. O excesso de álcool, café, chá preto, comidas muito picantes e oleosas e frituras causam esse tipo de desequilíbrio. E também o estresse, a tensão e a poluição contribuem bastante para esse problema.

– Para a limpeza de pele, use água de rosas ou mel.

– Faça sempre uma massagem facial e corporal com óleo vegetal prensado a frio – óleo de coco para Pitta, de gergelim para Vata ou de girassol para Kapha.

Receitinhas:

– Pasta feita com uma colher de chá de pó de sândalo e uma de açafrão e leite (orgânico)

– Pasta feita com uma colher de chá de noz moscada e água

– Tomar 1 copo de suco de Aloe Vera por dia, ajuda a diminuir a oleosidade da pele

– Aplicação de Aloe Vera ou babosa, como é conhecida popularmente, na área afetada

– Pasta feita com suco de coentro fresco e uma colher de chá de açafrão

Saiba mais sobre terapias ayurvedicas no blog da Fernanda:


www.tudodeom.blogspot.com

 

foto do destaque @allwomanproject