A procura por produtos que têm baixo impacto na natureza tem aumentado bastante (ainda bem!). Hoje, com vasto acesso à informação, podemos ficar mais atento ao que consumimos e de que forma são feitos esses produtos – se a produção utiliza matérias-primas biodegradáveis, se são pouco poluentes, se há testes em animais, etc.

E neste momento em que estamos vivendo, testemunhando a aprovação da PL do veneno, por exemplo, é importante destacar que ainda tem muita gente trabalhando por mais transparência e qualidade para todos. Por isso, selecionamos aqui empresas de cosmético e beleza com impacto positivo para você conhecer!

BIOART

Finalista no 1º Prêmio ECOERA nas categorias Planeta e Ecoera, é pioneira no Brasil a criar eco make-ups a base de argilas orgânicas e bioativos, oferecendo maquiagens e linhas de tratamentos faciais bionutritivos com ingredientes 100% naturais, livres de toxinas, saudáveis e veganos.

Desde o início, em 2010, conta com fábrica própria em Santa Catarina, que possui princípios sustentáveis e certificações que garantem a qualidade e o acompanhamento desde a seleção dos ativos e de todo processo de produção.

Além da matéria-prima, a Bioart também se preocupa com outros impactos ambientais, utilizando embalagens recicláveis ou reutilizáveis.

www.bioart.eco.br

ALMANATI

A marca de cosméticos 100% naturais foi lançada há dois anos, e em março ganhou o Prêmio ECOERA na categoria Planeta. O portfólio da marca conta com produtos para cuidados faciais, corporais e uma linha específica para os homens. Um único produto pode combinar até 60 óleos essenciais, entre eles aloe vera (orgânica), jojoba, jaborandi, cupuaçu e coco.

E não são só as fórmulas que carregam a preocupação da empresa em ser mais sustentável. As embalagens são de plástico verde – produzidas a partir de matéria-prima renovável, originária do etanol de cana-de-açúcar.

Os produtos Almanati são veganos, com exceção do protetor labial e do creme para áreas secas, que usam cera de abelha e própolis.

almanati.com.br

LACES AND HAIR

Foi fundado em 1987 pela família da Cris Dios, cosmetóloga e tricologista. A mãe dela, Mercedes, não gostava dos produtos industriais, por isso iniciou a pesquisa com ervas, flores e frutos tropicais

A alquimia exclusiva deu origem aos produtos usados no Laces, que oferece grande leque de tratamentos, desde o famoso bordado até a hidratação multi-vitaminas, que repõe proteínas e outros nutrientes dos fios dos cabelos.

www.lacesandhair.com.br

É bom saber: para ser natural, o produto deve conter no mínimo 95% de ingredientes naturais e 5% de ingredientes orgânicos; para ser orgânico, ele deve possuir no mínimo 95% de matérias-primas orgânicas em relação à quantidade total de matérias-primas naturais utilizadas na formulação. E pra ser vegano, ele não deve possuir ingredientes de origem animal e nem ser testado em animais. É importante sempre procurar saber se os produtos são certificados por órgãos competentes, pois eles seguem rígidos padrões de qualidade.